Rio de Janeiro com o Espírito Carioca

Cidade do Rio

Lugares para curtir o por do sol no Rio de Janeiro

post por André Delacerda e Diogo Fagundes - 07 Ago 2013 às 02:07


A natureza é um espetáculo a parte nesta cidade, além da beleza cênica de suas montanhas, a cidade tem inúmeros recantos que proporcionam aos cariocas e turistas assistir belos fenômenos naturais como o nascer do sol e o por do sol.

Aqui vão algumas dicas de lugares que você precisa visitar para encontrar os mais bonitos pores-do-sol da Cidade Maravilhosa.
 


1. Arpoador:

Tem um dos pores-do-sol mais festejados do Rio de Janeiro, seja nas estações mais frias, ou seja nas mais quentes o por do sol do Arpoador é um desses que você tem que assistir uma vez na vida, principalmente a partir de de outubro quando o sol começa a se direcionara para se por próximo ao mar, e nos meses de verão quando pode-se observar o astro rei mergulhando no oceano. Nesse período muita gente se reuni na Pedra da Arpoador e ao final do espetáculo do sol, ouve-se milhares de aplausos. Sensacional, vale a pena participar desse culto espontâneo ao astro rei.






2. Praia do Pontal:

Junto a Pedra do Pontal há uma pracinha de onde se pode assistir o belo espetáculo do entardecer na Zona Oeste do Rio de Janeiro, em especial no bairro do Recreio. Se você for mais aventureiro, a dica é subir na Pedra do Pontal e acompanhar todo o show de cores que o por do sol naquela área pode proporcionar.








3. Curtindo um esporte na praia:

Correr, caminhar, nadar, ou até mesmo jogando aquela bola com os amigos na beira do mar, esse também pode ser um bom jeito de se observar o Astro Rei descendo nas montanhas ou no mar, não tem uma dica de praia específica para isso, essa vai da sua escolha. Importante é está lá na hora do show do Sol.








4. Lagoa Rodrigo de Freitas:

Essa nos permite múltiplos ângulos do por do sol, suas margens possuem lugares muito bons para apreciar o sol se pondo nas montanhas e os raios de luz descendo sobre a Lagoa. Procure um dos decks da Lagoa ou se posicione no cais de proteção da mesma. Um dos melhores lugares são os próximos ao Corte Cantagalo, Curva do Calombo, e Fonte da Saudade, neles se pode ter boas visões, inclusive para fotos.







5. Baía de Guanabara:

Se você é mais aventureiro e curti velejar, uma dica é assistir o por do sol no meio da Baía. Já se você usa as barcas, não há  melhor maneira de ver o tempo passar no retorno a Niterói ou voltando ao Rio. Assista o por do sol visto da Baía de Guanabara.








6. Pedra da Gávea:

Tem que ter fôlego, disposição, mas o visual lá de cima do maior monólito do mundo a beira mar compensa. Subir toda a trilha da Pedra da Gávea e se posicionar no plato rochoso da montanha e observar o por do sol sobre o mar da Zona Oeste é algo indescritível. Vale a pena mesmo subir a Pedra da Gávea para encontrar esse belo por do sol. 








7. Pão de Açúcar:

Este lugar permite também assistir um bonito por do sol como cenário as montanhas e o grande cartão postal do Rio de Janeiro, o Corcovado, tendo como espetáculo adicional as luzes do Cristo Redentor iluminando o monumento ao anoitecer. Há duas opções para se chegar ao local, subir pela trilha que começa no Caminho Claudio Coutinho e que dá acesso ao Morro da Urca (primeiro morro do bondinho) ou subir no tradicional bondinho. Seja qual for a sua escolha, vale muito a pena apreciar o por do sol e anoitecer de lá.



 




8. E se você não tiver oportunidade de ter uma dessas bonitas visões como as que foram apresentadas nesta reportagem, certamente o por do sol vai encontrar um jeito de aparecer pra você de uma forma bonita, quem sabe como  o de cima visto por entre os prédios.





 

Outros lugares para se observar o por do sol: Aterro do Flamengo, Praia de Copacabana, Rampa de Saltos da Pedra Bonita, etc. Comente e dê as suas dicas.
 

Post feito pelo Site Cidade do Rio.