Rio de Janeiro com o Espírito Carioca

Dia das Mães no Rio

Confira os melhores lugares na cidade para comemorar essa data especial

post por Ana Bel Campos e Daniel Konskier - 09 Mai 2013 às 04:22

O dia das mães já está aí e nós do PZ resolvemos sugerir alguns roteiros de o que fazer com sua mãe para comemorar de uma maneira bem carioca. Levantamos alguns perfis de mãe existentes por aí e traçamos roteiros com comidinhas e programas legais que vão deixar qualquer mãe achando que tem o melhor filho do mundo.

 

Mãe Natureba           

Se sua mãe curte estar sempre em meio à natureza, sugerimos começar o dia com um café da manhã completo no La Bicyclette , que fica no Jardim Botânico. O café serve pães artesanais pra lá de especiais: sem gordura, açúcar e assados na pedra. Algumas boas pedidas são o pão de alecrim, o brioche de passas e o delicioso pain au chocolat. Hummmm. Após esse café da manhã incrível, parta para um passeio bem bucólico pelo Jardim Botânico e não deixe de visitar o orquidário e o jardim japonês.

Para dar uma esticadinha: Você pode completar o passeio indo até o Parque Lage, dando uma caminhada até a Lagoa ou indo conferir a Cachoeira do Horto.

 

Mãe Cultura

Sua mãe é do tipo que não perde uma exposição, adora filmes europeus ou está sempre numa galeria de arte? A opção é passar o dia curtindo as exposições, peças e a apreciar a arquitetura oponente do Centro Cultural Banco do Brasil. Depois, vale um almoço na Brasserie Brasil que fica dentro do próprio CCBB ou na Brasserie Rosário, ali pertinho na Rua do Rosário, 94.

Para dar uma esticadinha: Para completar o passeio, uma andadinha pelas ruelas do Arco dos Teles é a pedida. Você pode também voltar ao Rio Antigo dando um pulinho no Paço Imperial ou conferir o que rola na Casa França-Brasil.

 

Mãe Gourmand

Se sua mãe gosta de comidas diferentes com assinatura de chef um bom programa pro domingo é o Q – Gastrobar que tem um menu especial para o dia: cogumelos Portobello gratinados recheados com ragu de cogumelos ao caprino romano, arroz de pato ao vinho tinto com linguicinha Pavelka e mil-folhas de doce de leite com merengue de limão siciliano. É de deixar qualquer mãe com água na boca. E ali na Dias Ferreira quitutes gourmet é o que não falta. Tem o Venga com seus tapas e sangrias incríveis, o Zuka com sua cozinha fusion e o Quadrucci com massas e risotos geniais.

Para dar uma esticadinha: Que tal terminar o programa tomando um vinhozinho no Bottega Del Vino? A casa apresenta uma carta com mais de 300 rótulos e uma grande oferta de vinhos em taça para quem quiser experimentar mais de um.

 

Mãe Tranquilona

Pra mãe que não se importa com o programa e só quer passar o dia com os filhos existe sempre a opção de um almoço tranquilo em um restaurante como o Ráscal. Em qualquer uma de suas filias pode rolar aquele almoção com um buffet de antepastos e massas, sem hora pra acabar. Outra opção seguindo o mesmo estilo é o Fiammetta, cujo bufê para celebrar as mães contém porqueta assada no forno a lenha, pernil de cordeiro e suíno, peixes, frutos do mar, massas quentes, queijos, grãos e frutas secas.

Para dar uma esticadinha: O Ráscal tem filiais no Rio Sul e Shopping Leblon e o Fiametta no Rio Design Barra. Dá pra dar uma volta pelo shopping e emendar num bom filme. 

 

Mãe Contemporânea

Sua mãe é do tipo que gosta de ir a lugares diferentes e mais estilosos a gente sugere levá-la para um brunch e temos duas belas sugestões. A primeira opção é o Vizta que preparou um menu especial, servido das 12h às 16h, com salada de quinua, massa mediterrânea com mozarela de búfala e molho pesco, quiche de brie com damascos, gratin de batatas com queijo e presunto, focaccia com linguiça e strudel de maçãs com chantilly. A segunda recomendação é pra quem busca algo um pouco mais requintado: o Atlantis servirá aspargos frescos com vinagrete, salada de bacalhau com batatas, ostras frescas, gaspacho de tomate com gorgonzola, paleta de cordeiro confitado, ravióli de cogumelos selvagens e rolo de crepes com recheio de chocolate e laranja.

Para dar uma esticadinha: Já que ambos os restaurantes se encontram na orla de Copa, a boa é depois dar um pulinho ali no Forte  e terminar o roteiro com um clássico cappuccino na Confeitaria Colombo e a bela vista da Princesinha do Mar.