Rio de Janeiro com o Espírito Carioca

Dia de São Patrício

Entenda um pouco mais sobre a festa irlandesa que invadiu os bares cariocas

post por Amanda Scarparo - 15 Mar 2013 às 05:16

St. Patrick's Day, desfile, festival, DublinPara quem nunca entende muito bem por que nesta época do ano uma febre irlandesa invade os bares, clubes e pubs, a gente resolveu dedicar este post às comemorações do dia de São Patrício. O santo, um dos padroeiros da Irlanda, já virou festival por lá e feriado co direito a lei regulamentando tudo. O dia era comemorado principalmente nos países de língua inglesa, mas a fama da festa tradicional já tomou o mundo e é celebrada mais ou menos com as mesmas características ao redor do globo: roupas ou acessórios verdes, festa e muita cerveja. 


Reza a lenda que quando era menino, Patrício (ou melhor, Louis Andrew) foi raptado e escravizado por piratas irlandeses e depois de ouvir a voz de Deus, conseguiu fugir de volta pra casa. Parece que entrou para o Monastério logo depois disso, atribuindo a fuga ao milagre divino e aí sim adotou a alcunha de Patrício.

Patrício, então bispo da Irlanda lá pelos anos 400 e alguma coisa, usava um trevo de três folhas para evangelizar e explicar a Santíssima Trindade, principalmente aos pagãos celtas. Graças ao seu carisma, o religioso angariou novos cristãos e parece que converteu muita gente por lá, ganhando assim uma grande estima por parte da Igreja Católica. Por causa da cor verde do trevo virou uma referência em homenagem a São Patrício e dizem que usar o verde no dia de São Patrício traz sorte o resto do ano.

Hoje em dia na Irlanda, o povo celebra num grande festival o dia santo. O St. Patrick's Day foi criado em 1996 e de lá pra cá, a festa toma conta das ruas e dura até cinco dias em algumas regiões do país. Na capital Dublin, a galera sai às ruas vestindo pelo menos um acessório verde e se joga nas atrações culturais que rolam até altas horas. Além do desfile que arrasta multidões para as ruas, tem performances, teatro, dança, música, artesanato, parque de diversão, roteiros históricos e muita festa para onde quer que o seu olhar alcance. Terra de boas cervejas artesanais como a famosa Guinness, a Irlanda conta obviamente com bons bebedores que não decepcionam e fazem do festival uma celebração em ritmo frenético, se formos considerar as cervejas consumidas.

Então se você pretende comemorar por aqui seguindo a tradição irlandesa, prepare-se! Daí você pode seguir o roteirinho de eventos comemorativos que a gente preparou pra você que vai estar por terras cariocas no dia de São Patrício.

Se o seu negócio é batalha de cerveja verde, beerbong e caça ao pote de ouro ao som de muito rock e pop, a boa pode ser a Britânia, que rola no Espaço Rampa. Já no Lapa Irish Pub, a comemoração rola ao som de três bandas ao vivo, duas pistas e dose dupla de Guinness half-pint até altas horas. Para o público gay que se amarra num ursinho, a Bear Nation faz sua edição verde na pista do Teto Solarcom distribuição de drinks verdes e canecas comemorativas. No La Esquina, a comemoração é para os fortes, com campeonato de Irish Car Bomb (Guinness + Bailey’s + Jameson) a noite toda. Para os que curtem festejos mais lúdicos, com direito a fantasias e doses de hidromel, o Espaço Acústica recebe o St. Patrick’s Day in Rio. E na Matriz, um set louco e especial na festa Irish Night fazendo claro uma ode à música irlandesa.