Rio de Janeiro com o Espírito Carioca

Inverno de Aventura

Trilhas para curtir a natureza e o visual da cidade

post por Beatriz Moraes - 11 Jul 2013 às 03:48

O inverno é a estação do ano ideal para quem procura se aventurar pelas diversas trilhas que a cidade oferece. Poucas chuvas e temperaturas mais amenas garantem o clima perfeito para que a aventura não se torne uma furada. Para começar, a geografia da cidade é um prato cheio para quem gosta de praticar esportes e se conectar com a natureza. Cada segundo de esforço físico é recompensado pelas vistas deslumbrantes que nossas montanhas proporcionam da cidade. A experiência vale a pena e é inesquecível!

É importante lembrar que, mesmo no inverno, são indispensáveis: roupas leves e confortáveis, calçados apropriados, protetor solar e muita água pra hidratar.  Não pode vacilar!

Separamos algumas dicas de trilhas nível easy para quem não tem experiência mas tem vontade de explorar um Rio mais Trekking! 

Morro da Urca

A trilha que leva ao topo do Morro da Urca é ideal para quem quer começar a se aventurar ou para quem está afim de apreciar uma das mais belas vistas da cidade sem precisar pagar (caro!) para subir pelo bondinho. O trajeto começa a partir da pista Claudio Coutinho, à esquerda da Praia Vermelha e dura em média uma hora. O caminho é todo sinalizado por placas e tem auxílio de degraus formados por troncos de árvores e cordas para auxiliar a subida. Os mais preguiçosos podem ainda esperar o pôr-do-sol, horário em que as catracas do bondinho ficam liberadas para descida gratuita dos aventureiros. 




Pedra Aguda

Mais conhecida como "Agulhinha da Gávea", a subida desse pico não é tão conhecida pois suas duas vizinhas a ofuscam: a Pedra da Gávea e a Pedra Bonita. Em um nível muito mais leve, a subida da Agulhinha começa ao lado da escada que dá acesso à rampa de Vôo Livre e tem duração de aproximadamente 30 minutos.  Além do exercício físico e do contato com a natureza, do mirante é possível observar os parapentes e asas-delta colorindo o céu.

 


 

Pico do Sacopã

O início da trilha que leva ao Pico do Sacopã fica no Parque da Catacumba. Os 134 metros de altura podem ser alcançados em 30 minutos de caminhada tranquila e a boa é assistir o pôr-do-sol enquanto observa as praias de Ipanema e Leblon, além de uma vista pouco conhecida da Lagoa. Caso não sobre disposição para ir até o topo, é possível aproveitar as atrações do Lagoa Aventuras, dentro do parque




Pedra Bonita

O caminho que leva ao topo da Pedra Bonita é considerado de fácil acesso por ser pouco íngrime, porém, os 60 minutos de caminhada exigem que se tenha bom preparo físico. O início da trilha é próximo ao estacionamento da rampa de vôo livre e do seu topo, é possível observar de frente a "Cabeça do Imperador" - como é conhecida a formação rochosa da Pedra da Gávea - além das vistas da praia de São Conrado e Pepino. 
 

Curtiu o roteiro e vai se aventurar por alguma dessas trilhas?

Se for registrar o visual, use #postozero no Facebook e Instagram e divida seu momento com a gente!

 

Gostou? Leia mais Carioquices:

Top 5 - Petiscos de Botequim
Conheça o ranking dos melhores lugares para comer petiscos de botequim


leia mais

 

Top 5 - Caipirinhas
Conheça o ranking dos lugares que servem as melhores caipirinhas da cidade.
leia mais