Rio de Janeiro com o Espírito Carioca

Lollapalooza Brasil

Um pouquinho da história e do que esperar da segunda edição brazuca do festival

post por Amanda Scarparo - 27 Mar 2013 às 06:19

           

Há uns 20 anos atrás, o cantor Perry Farrel teve a ideia de criar um grande show que marcasse a despedida de sua banda, a Jane's Addiction. O que aconteceu de lá pra cá foi que a banda de Farrel está aí a plenos pulmões - até se apresentou por aqui no ano passado, o show com algumas bandas virou um festival e depois de passar por altos e baixos na sua história, o Lollapalooza estreiou no Brasil em 2012 e repete a dose no próximo fim de semana, no Jockey Club de São Paulo com aquela estrutura digna de um mega festival. Por aqui já rola um quê de ansiedade e claro que a gente não ia deixar de falar um pouquinho do Lolla aqui no Carioquices, mesmo que role em São Paulo, rs.

Enquanto na Europa e nos EUA, os grandes festivais já fazem parte do calendário cultural da galera com direito a camping e dias de muita música, arte e clima 'faça o que tu queres', por aqui estes grandes festivais nunca estiveram tão populares. No passado, tivemos Hollywood Rock e Free Jazz, importamos há pouco tempo alguns como o Sònar e o próprio Lolla, temos até hoje o Rock in Rio e o SWU. Isso sem falar nos vários festivais menores que rolam Brasil afora, com música regional, rock, pop e até tecnobrega. Pelo que parece, o brasileiro perdeu o preconceito e descobriu que festival não precisa ser sinônimo de perrengue e que curtir vários shows na sequência pode ser bem divertido!

Na edição brazuca do Lollapalooza deste ano, o line-up recheado de nomes de peso animou muitos dos mais preguiçosos cariocas a rumarem para Sampa. Afinal, não é todo fim de semana que a gente pode ver bandas como Cake, The Killers, Hot Chip, Queens of the Stone Age, the Black Keys, Franz Ferdinand, Alabama Shakes e Pearl Jam todos no mesmo festival. Fora as bandas novas, ainda sem tanta repercussão no cenário mundial e que podem ser gratas surpresas! Esse é o grande barato de um festival, poder ver de perto alguns showzões e também aproveitar para descobrir novos sons. A galera aqui do Posto Zero já confirmou presença tanto por lá quanto por aqui, nos sides shows que vão rolar no Circo a partir de amanhã. Depois a gente conta como foi. :)                                                        

O que a gente sabe é que serão cinco palcos, numa área que corresponde a 22 campos de futebol. E mais bares, restaurantes e lounges, pra recuperar o fôlego. Além do rock and roll que vai rolar nos palcos, o festival tem também o Palco do Perry, em homenagem ao fundador do festival que se amarra numa música eletrônica. Para uma panorâmica divertida, a roda gigante servirá um chopp especial, e pelo Jockey, a galera vai poder se divertir nas cabines fotográficas ou enviando cartões postais gratuitos para todo o Brasil, fora a distribuição de brindes de marcas bacaninhas. Vai estar com as crianças? Pensando nos pais que curtem um festival, o Lollapalooza caprichou na seleção para os pequenos, com oficina de bateria e uma discoteca mirim. Não é um barato? Vida longa aos festivais!

 

Veja aqui a página oficial do evento para maiores informações. E para saber mais dos shows do Hot Chip, Two Door Cinema Club , Passion Pit e Alabama Shakes que vão rolar aqui no Circo Voador, fique de olho na nossa agenda.