Rio de Janeiro com o Espírito Carioca

Melhor hamburguer do Rio

Listamos os melhores lugares para devorar essa delícia

post por Ana Bel Campos - 17 Mai 2013 às 06:06

Tá rolando o SP Burguer Festival na terra da garoa e a gente aqui fica só na vontade. Lá, o festival conta com mais de 30 restaurantes trazendo receitas inéditas do sanduíche ianque. Pra gente não ficar com tanta água na boca, resolvemos listar aqui os melhores lugares do Rio para saborear um belo hamburger. Quem disse que a gente precisa de festival pra cair dentro dessa delícia?

 

Hamburgers clássicos como os do Tio Sam:

The Fifties:
A cadeia de chegou ao Rio em  e tem lojas no Shopping Leblon, Village Mall e Barra Shopping. A lanchonete lembra uma típica diner americana dos anos 50 e é o lugar ideal para os burguer lovers. A boa é o Pic Americano: hambúrger de picanha, molho especial, pedacinhos de cebola e fatias de picles, cobertos com queijo cheddar, bacon crocante e alface juliana. Nham!

Joe e Leo’s:
A marca, escolhida 8 vezes pela Veja Rio como melhor hamburger do Rio, não poderia ficar de fora da nossa lista. Olha só a descrição do Joe Di Maggio: 200gr de uma combinação de picanha, calabresa e parmesão temperada com mix de especiarias e coberta por mozzarela di búfala, folhas de agrião e radicchio no pão com gergelim. 

Fry’s:
A recém-aberta casa de hambúrgueres do Shopping Downtown foi inspirada na cadeia americana Five Guys (a preferida do presidente Obama!). Lá você monta o seu próprio sanduíche. A base é o hambúrguer de costela bovina sempre fresquinho. Para o recheio é possível optar por queijos (cheddar, americano, catupiry, gorgonzola, brie ou emmental) e molhos e saladas. O pão vem quentinho, macio e amanteigado.

 

 

Hambúrgueres com jeitinho carioca:

Balada Mix:
Se você quer um hambúrguer um pouco mais carioca e saudável (na medida do possível, claro), corra para qualquer uma das casas do Balada Mix. As opções são muitas: hambúrgueres de carne, frango, salmão e até vegetariano – feito de cogumelo, quinoa e linhaça. O destaque é o Balada Burguer: 200 gramas de pura carne bovina, queijo cheddar, cebola ao shoyo, alface e tomate no clássico pão com gergelim.

 

Bibi Sucos:
O Bibi, clássica casa de sucos carioca, também tem um belo cardápio de hambúrgueres. Você pode escolher entre carne, frango e soja e montar o seu sanduíche com alguns dos 16 acompanhamentos. Ou pode optar por um dos hambúrgueres especiais da casa. Saca o Parafina: 200g de picanha, cogumelos paris refogado, cheddar, alface e tomate.

 

Hambúrgueres com um toque gourmet:

Chez L’ami Martin:
No francês Chez L’ami Martin, no Leblon, o sanduíche ganha um toque de requinte: o hambúrguer é feito de fraldinha e é coberto com queijo brie e gruyére derretidos, tomate-cereja e alface. Chutney de manga, cebola empanada e bacon dão o toque final. C’est très bon!

Forneria São Sebastião:
A Forneria paulistana ganhou nome carioca em homenagem ao padroeiro da cidade. A casa, localizada em Ipanema, oferece uma variedade de pizzas, massas e sanduíches. Mas o que nos interessa mesmo é o hambúrguer. Presta atenção no Panini All'Americana: hambúrguer e queijo cheddar envoltos em massa de pizza, assado no forno à lenha. Delícia!

Q Gastrobar:
No Q Gastrobar, no Leblon, o sanduíche é feito de forma especial e vem com acompanhamentos bem diferentes. O hambúrguer mistura filé mignon, picanha e pancetta  e é coberto com queijo emmental, alface e tomate. Mostarda com raiz forte e chantili trufado acompanham a gostosura.

Bazzar:
O restaurante Bazzar, sempre na vanguarda da gastronomia, abusou do requinte e lançou uma versão de classe do sanduíche americano. Elaborado com filé mignon de boi da raça wagyu, o hambúrguer leva foie gras cozido, cebolinhas caramelizadas em vinho do Porto e alho negro. Chique e delicioso.

 

Comuna:
O Comuna, casa alternativa em Botafogo, também serve uma seleção de hambúrgueres um tanto diferenciados. O Rashomon, por exemplo, é perfeito para quem gosta de raíz forte. Ele é feito de carne bovina, queijo gouda, salada e maionese de wasabi. Picante.

 

E para você, aonde se come o melhor hambúrguer do Rio?