Rio de Janeiro com o Espírito Carioca

O Melhor Bolo de Chocolate do Rio de Janeiro

Saiba aonde achar as melhores receitas de bolo de chocolate no Rio.

post por Alessandra Farina - 06 Mai 2014 às 07:22

 

 

 

Por mais elaboradas que as sobremesas possam se tornar, o clássico bolo de chocolate sempre vai ter um lugar no nosso coração.

Ele é a alegria da criançada nas festinhas de aniversário, mas ninguém nega que essa é também uma ótima desculpa pros pais e acompanhantes presentes comerem seu pedaço de bolo. Seja ele sequinho, molhadinho, com calda e recheio ou sem nada... pode confessar, você já está com água na boca e esse post nem começou direito!
 

 

 

 

 

 

O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo
Essa é uma receita portuguesa guardada a sete chaves há mais de 20 anos. Leva merengue, mousse e calda de chocolate e não contém farinha nem fermento. A marca já conta com lojas na Tijuca, na Gávea e no aeroporto do Rio, onde você pode experimentar e confirmar essa fama que o próprio nome já anuncia.


 

 

Confeitaria Colombo
Há mais de 100 anos a Confeitaria Colombo faz história no Rio de Janeiro, e recentemente foi eleita como um dos 10 mais belos cafés do mundo. Lá, a boa é o Bolo Rivadávia, que não é a clássica receita de bolo de chocolate, mas ainda assim vai te levar pro céu. Os discos de pão de ló recheados com doce de leite e cobertura de fondant, existem desde 1930 e dizem que foi feito em homenagem à Rivadávia Corrêa.

 

 


Bel Trufas

A Bel é conhecida aqui no Rio por suas trufas, e por muito tempo teve um atelier, mas finalmente, há poucos meses atrás achou uma portinha no Leblon. Além das trufas, a nova loja tem cookies deliciosos (que saem do forno as 14hs, 16hs e 18hs), mas a estrela da casa é o bolo mole, uma receita que quase deu errado e acabou dando tão certo que é considerado o melhor bolo de chocolate do Rio de Janeiro. Ela ia dobrar a receita, faltou farinha, adicionou calda de chocolate e pronto – criou o bolo mole de chocolate.

 

 

Confeitaria Kurt
Nos anos 40, o alemão Kurt Deichmann chegou ao Brasil fugido da guerra e abriu uma pequena delicatessen no Leblon, que, apesar de escondida atrás de uma banca de jornal, formava filas na porta. Sessenta anos se passaram e a confeitaria continua fazendo sucesso, agora num simpático espaço na rua General Urquiza. Lá, você encontra o tradicional bolo de chocolate e brigadeiro, para a criançada, e o “Le Gateau”, um surpreendente bolo sem farinha, feito com um blend de chocolate exclusivo que derrete na boca.

 

É, eu sei, esse post não é fácil de ler e esquecer depois com todas essas maravilhas… E você deve estar ansiando por um bom bolo nesse exato momento. Ou no mínimo está pensando em começar um curso de culinária pra poder reproduzir todas essas receitas. Então não perca mais tempo e já corre pra cozinha testar suas habilidades culinárias com essa receita facílima de bolo de caneca! Fica pronto em 5 min e é uma delícia! Tá esperando o quê?

 

Receita de Bolo de Chocolate de Caneca

 

Ingredientes

Rende: 1 bolo de caneca

  • 1 ovo

  • 3 colheres (sopa) de óleo

  • 4 colheres (sopa) de leite

  • 3 colheres (sopa) de açúcar

  • 3 colheres (sopa) de chocolate em pó ou achocolatado

  • 4 colheres (sopa) de farinha de trigo

  • ½ colher (chá) de fermento em pó

 

 

 

 

 

Modo de preparo

Preparo:1min  ›  Cozimento: 3mins  ›  Pronto em:4mins

  1. Em uma caneca, junte o ovo e o óleo.

  2. Em seguida, adicione o leite, o açúcar e o chocolate em pó. Mexa bem até incorporar todos os ingredientes.

  3. Aos poucos vá adicionando a farinha de trigo, sempre mexendo.

  4. Por último acrescente o fermento em pó e misture.

  5. Leve ao micro-ondas por 3 minutos. Não se assuste se a massa do bolo crescer e começar a passar da caneca, ela não irá transbordar.

  6. Retire do micro-ondas e se desejar sirva com calda de chocolate.