Rio de Janeiro com o Espírito Carioca

Off-Carnaval

Para quem tá fora de confete e serpentina

08 Fev 2013 às 04:48

Nem com todos os apelos momescos pelas ruas da cidade você foi pego pelo bicho da folia? Nem com as fotos de Instagram dos amigos fantasiados no pré-Carnaval você se animou para a festa? Só de ver as imagens pela tevê dos bloquinhos arrastando a galera fantasiada, já te dá arrepio? Bem, então talvez seja o caso de um roteirinho S.O.S off-folia. Pensando nos seres que definitivamente não são movidos pela fuzarca, que não acham a menor graça no calor humano carnavalesco, que ficam com preguiça só de pensar em acordar cedo para ir atrás do trio elétrico e que nem em pensamento vão sair por aí vestido de palhaço, pirata ou super herói, o Posto Zero pensou em algumas opções do que fazer se o seu negócio não é confete e serpentina. 


Roteiro 1: Reserva Natural - Prainha - Pedra de Guaratiba

Prainha Posto Zero Grumari Rio de JaneiroUm dia de praia seguido de um almoção sem hora parece bobo pra você? Não se o rumo for Prainha- Bira. Chegue cedo e passe no quiosque do Pedrão e peça uma água de côco ou um açaí com um minas quente no pão integral, se você não tomou café da manhã. Aí você pode partir para uma caminhada pelo Parque Natural da Prainha, que tem um Centro de Visitantes com biblioteca, sala de exposição, mirante e trilhas ecológicas com um visual incrível. Rolam também por ali aulas de yoga de manhã cedinho. Depois de abrir os pulmões em plena área florestal, um ou dois mergulhos e se o sol não estiver convidando a um dia inteiro de preguiça na praia, rume para o Bira, em Barra de Guaratiba. O trajeto até lá passa por Grumari - que pode merecer um mergulho também - sobe e desce uma serrinha e chega no paraíso da comilança boa. O lugar é do tipo em que qualquer prato é de babar, seja uma caldeirada de frutos do mar ou uma moqueca mista. Pasteizinhos, casquinhas e petiscos para lembrar que a gula não é pecado à tôa. Depois, se jogue numa das redes do lugar e fique por ali até a moleza-baiana passar.


Roteiro 2: Filme - delivery - filme - pipoca

Carnaval Cinema Oscar Posto ZeroDuvido que você já teve tempo de ver a nova e boa safra de filmes em cartaz pela cidade. O Lincoln de Spielberg com Daniel Day-Lewis impecável, o eletrizante e cínico Django do sangrento Tarantino, o francês corta-pulsos Amor contando a história emocionante dos velhinhos, o drama cult com Joaquim Phoenix como protagonista em O Mestre, o sessão da tarde O Lado Bom da Vida, a super produção do clássico Os Miseráveis, a fotografia cirúrgica de As Aventuras de Pi de Ang Lee e o já premiadíssimo Argo, do talentoso Ben Affleck. Bem, só aqui são oito sugestões e isso se você não prefere fazer um cinema caseiro, já baixando os filmes direto no seu computador. E ainda há, claro, a velha opção da sua locadora do bairro. Não sei você, mas a prateleira de acervo da minha sempre tem ótimas opções de clássicos. Para completar a maratona, um bom delivery em casa ou na casa de amigos não é de se jogar fora, vai. Para uma comida asiática, o OrienThai é sempre uma boa pedida, mas em todo caso, pizza é sempre pizza.


Roteiro 3: Expo - Jazz - Pista bombada

jazz lavradio posto zero lapaPode não parecer, mas nem tudo é bloco e ziriguidum na cidade. Algumas opções culturais bacanas estão rolando durante o Carnaval para quem quer fugir dele, como por exemplo a exposição "Adriana Varejão - Histórias às Margens", que faz um panorama da obra da artista. Na Lapa, rola o Lavradio Jazz Fest, com vários shows do melhor do jazz e suas vertentes. Programinha bom, bonito e de graça. Outra boa no estilo 'de graça' é a festa Breakz, que rola no Quiosque Zero Nove, no Aterro. São 11 horas de música com um time bolado de DJs.  




• Quer mais? Clique aqui e fique por dentro da agenda completa do Posto Zero.