Rio de Janeiro com o Espírito Carioca

Por um Rio mais saudável

A chef Anna Elisa de Castro propõe um roteiro para quem quer cuidar da saúde com as cores e sabores da cidade

12 Mar 2013 às 04:16

Minha super dica é aproveitar uma manhã saudável na nossa cidade! Então, resolvi sugerir um roteirinho bacana, que faço sempre que posso. Na maioria das vezes já começo o dia de biquíni, pois antes das compras aproveito para dar um belo mergulho no mar de Ipanema. O dia já começa com muito mais energia, recomendo! :)



                                                                                                  (Foto: http://jardimdomundo.wordpress.com/)

por Anna Elisa de Castro*

 

Minha super dica é aproveitar uma manhã saudável na nossa cidade! Então, resolvi sugerir um roteirinho bacana, que faço sempre que posso. Na maioria das vezes já começo o dia de biquíni, pois antes das compras aproveito para dar um belo mergulho no mar de Ipanema. O dia já começa com muito mais energia, recomendo! :)

Toda terça-feira cedinho vou à feira orgânica na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, por volta das 7h30 quando todos os feirantes estão montando suas barracas e está tudo bem fresco!  Adoro comprar o shitake fresquíssimo direto do tronco, mini brotos (esses então, se não chegar cedo, já era porque acabam muito rápido) e também ora pro nobis - uma plantinha riquíssima em proteína vegetal. Saudável, pouco calórica e uma delícia! Comprando alimentos orgânicos, você aproveita o potencial máximo de nutrição dos produtos pois eles são cultivados sem agrotóxicos e colhidos respeitando a sazonalidade de cada um. 

Neste circuito orgânico, os feirantes são os próprios agricultores que colhem os alimentos na madrugada e assim, chegam fresquíssimos! Levo também meu filho, que faz o percurso praia-feira comigo e faço questão de já ir ensinando de onde vem nosso alimento. Ali ele se esbalda num suco verde ou um leite de castanhas e aí, já com aquela energia, brinca na pracinha mesmo. É uma diversão!

E para continuar o dia de forma saudável, minha dica é seguir até o Leblon e dar uma passadinha no Armazém Vale das Palmeiras, que além de mercadinho com produtos direto da fazenda, também oferece vários quitutes deliciosos, como os sanduíches orgânicos. Esta linha de sandubinhas gostosos e do bem são assinados pelo nosso catering 3 na Cozinha.

 Vale lembrar que o Circuito de Feiras Orgânicas é itinerante e rola em vários lugares da cidade, como a Praça da Cupertino Durão (enquanto a rua Antero de Quental está em obras), No Bairro Peixoto, em Copacabana, na Glória e na Lagoa, ao lado da igreja de vidro. Bom passeio pelo Rio saudável!

 

 

*Anna Elisa de Castro é sócia do 3 na Cozinha, que foi indicado ao prêmio Active Catering Excellence (ACE) como um dos 5 melhores caterings do mundo. A premiação rola de hoje ao dia 13/03, e ela e equipe estão em Las Vegas no evento (boa sorte gente!). Além disso, a Anna Elisa é nossa padroeira da parte de gastronomia aqui no Posto Zero.