Rio de Janeiro com o Espírito Carioca

Queijos e Vinhos - Comidas de Inverno no Rio de Janeiro

Os melhores lugares no Rio para aproveitar uma deliciosa noite de queijos e vinhos, ou até mesmo organizar a sua.

post por Alessandra Farina - 09 Jul 2014 às 01:02

O inverno tá aí e trouxe com ele aquele friozinho bom, que aqui no Rio nunca chega a ser uma queda drástica de temperatura, então permite que a gente faça todo tipo de coisas deliciosas sem ter que morrer de frio! E uma das melhores sugestões pra essa época do ano é uma boa noite de queijos e vinhos pra esquentar a alma. Vários lugares por aqui oferecem cartas de vinhos excelentes, combinadas com uma variedade de queijos deliciosos, e também funcionam como mercado especializado para os que preferem reunir os amigos no aconchego (e no quentinho) de casa. Pode parecer difícil pra quem não tem o hábito de comprar esse tipo de produto, mas é bem mais fácil do que parece! A gente te ajuda com algumas dicas!

Esses endereços são ótimos lugares onde você pode ir não só para uma degustação de queijos e vinhos, mas também para comprar os melhores rótulos nacionais e internacionais, participar de cursos de harmonização, etc. Lá, você encontra profissionais no assunto que podem te ajudar a escolher e combinar as melhores opções de vinho com os tipos certos de queijo e outras iguarias.

 

Confraria Carioca - A boutique de vinhos e wine bar tem como atração principal os vinhos e espumantes, mas também serve drinques preparados à base de frutas e belisquetes como queijos finos, frios, sanduíches, pastinhas, carpaccios e quiches.

 

 

Degustare Iguarias - A delicatessen ofere rótulos do mundo inteiro: franceses, italianos, espanhóis, portugueses, chilenos e argentinos compõem a adega da casa. Queijos, biscoitos, chocolates, massas, molhos e cervejas estão entre os outros produtos que você vai encontrar por lá.

 

Porto Velho Enoteca Bar - Com mais de 600 garrafas de vinho de vários países, o Porto Velho é uma mistura de Deli, Wine Bar e Loja de Vinhos com decoração rústica, mesas e balcão de madeira, tijolos aparentes e móveis de antiquário.

 

Symposium Vinhos - Localizado num antigo casarão tombado pelo Patrimônio Histórico, feito de paredes de pedras e óleo de baleia, o Symposium se define como um centro cultural de enologia. O espaço conta com uma agenda de degustações e organiza jantares harmonizados para seus frequentadores.

 

Bergut Vinho & Bistrô - Misto de importadora de bebidas e bistrô, a rede conta com três lojas (2 no Centro do Rio e 1 em Niterói). Cada loja oferece mais de mil rótulos de vinhos, cervejas e bebidas destiladas do mundo todo, acessórios, frios e outros produtos alimentícios. As lojas possuem um bistrô no mezanino, onde são realizados eventos de harmonização de vinhos com música, jantares especiais e um happy hour às quartas-feiras, com degustação de cervejas artesanais.

 

Gran Cru - Com duas lojas (em Ipanema e na Barra), a rede é um misto de importadora de vinhos e restaurante. As lojas contam com adegas climatizadas, compostas por cerca de 1.500 rótulos, além de um lounge dedicado à degustação.

 

Mistral -  A loja na Gávea, se orgulha de ter o melhor e mais completo catálogo de vinhos do país. Com muitos rótulos que são raridades dificilmente encontradas até mesmo em seus países de origem. Os maiores e mais consagrados nomes de cada região também estão no catálogo da Mistral. É por isto que a Mistral é conhecida como "a importadora dos melhores vinhos".

 

Dee Vine - A loja oferece serviços que vão de consultoria para a montagem de adega pessoal até cursos e jantares harmonizados. Um menu de bistrô oferece opções para petiscar, como canapés de camarão com aipo, queijo cremoso e açafrão, com prosecco italiano Bedin Extra Dry.

 

Lidador - Rede de importadora/delicatessens das mais completas da cidade, o Lidador, cuja matriz fica no Centro da cidade, reúne a maior variedade de vinhos, bebidas destiladas, biscoitos, queijos e outras iguarias nacionais e importadas.

 

 

Já se você prefere ser o anfitrião e chamar os amigos para curtir em casa mesmo, é só levar tudo pra casa e ficar atento à algumas dicas, como:

• Evitar congelar queijos, pois isso pode interferir no sabor e aroma deles (mantenha-os só em refrigeração).

• Retirar os queijos de massa mole da geladeira meia hora antes de serem consumidos, e os mais duros duas horas antes.

• Misturar os tipos de queijo, servindo por exemplo, dois tipos de queijos suaves, dois médios, e e dois fortes.

• Usar facas separadas para cada tipo de queijo, para que os sabores não se misturem.

• Evitar pães muito condimentados (como pão de alho) que podem comprometer o paladar e o sabor do queijo.

• É interessante oferecer pelo menos quatro tipos de vinhos: branco seco, que pode ser um Sauvignon Blanc; tinto leve, como um Pinot Noir;  tinto mais encorpado, como um Bordeaux ou Merlot; e um vinho doce, que pode ser um vinho do Porto, para o final da noite.

 

 

Gostou? Leia mais Carioquices:

 

 

Piquenique

Aproveite as manhãs agradáveis de inverno para estender a toalha quadriculada

 

 

 

Cardápio de Inverno

As melhores opções para aquecer o paladar nos dias mais frios