Rio de Janeiro com o Espírito Carioca

"The Book of Mormon" traz a Broadway ao Rio

A adaptação do musical, montada pela Faculdade Federal do Estado do Rio de Janeiro mostra que o teatro carioca tem sim o seu valor.

post por Alessandra Farina - 27 Mai 2014 às 06:20

 

Se você é um amante de teatro, não pode deixar de conferir a montagem de The Book of Mormon, realizada pela Unirio. Se você não é, mesmo assim devia conferir o musical, que pode não te converter mas com certeza vai impressionar.

 

A adaptação, parte do projeto de pesquisa em teatro musical do Prof. Rubens Lima Jr (diretor da montagem), já está na sua 4º temporada desde que estreou no fim de 2013, na Cidade das Artes na Barra da Tijuca.

 

O musical conta a história de dois missionários Mórmons enviados para Uganda para evangelizar os habitantes do local. No entanto, quando chegam ao destino percebem que a sua missão, assim como a vida por lá, não é nada fácil. Eles enfrentram problemas como pobreza, ignorância, tradições e crenças arcaicas do país, o preconceito com o novo e a violência num lugar onde o que vale é a lei do mais forte. O realmente impressionante é como tudo isso é retrado de forma irônica e irreverente.

 

A peça original é um sucesso de crítica e público nos EUA há anos - ganhou 9 Tony Awards e já rendeu US$ 221 milhões desde sua estréia em 2011. Era claro que o espetáculo tinha potencial, mas escolher um sucesso assim pode ser muito perigoso. O clássico "tentar dar um passo maior que a perna" sempre assombra. Felizmente, esse não é o caso aqui.

 

Eu, que já tinha ouvido falar da peça por amigos e também por um conhecido de faculdade, que inclusive faz parte do elenco, fiquei curiosa e fui esse final de semana conferir. O que eu assisti superou toda e qualquer expectativa. Não sou expert em teatro, mas a montagem está excelente. Muito bem adaptado e executado, o espetáculo não deixa a desejar, se mantendo fiel à graça e o deboche com que o original aborda vários temas polêmicos, como Aids, homossexualismo e religião.

 

Não vou me prolongar pra não dar nenhum spoiler e estragar essa agradável surpresa pra ninguém, mas se você aceita um conselho, corra pra Barra (sim, até a viagem vale a pena!) e assista a versão montada pela Unirio.

 

A entrada é franca, com distribuição de senhas 1h30min antes do espetáculo, e as datas das próximas apresentações são as seguintes:

28/05 - 21h

29/05 - 21h

30/05 - 21h30

31/05 - 21h   

 

 

Gostou? Leia mais Carioquices

 

O MELHOR BOLO DE CHOCOLATE DO RIO DE JANEIRO

Saiba aonde achar as melhores receitas de bolo de chocolate no Rio.