Rio de Janeiro com o Espírito Carioca

Top 5 - Delícias da praia

As melhores comidinhas vendidas nas areias cariocas

post por Beatriz Moraes - 23 Ago 2013 às 02:23


O carioca é um indivíduo de sorte: mesmo no inverno, aproveita dias de praia de dar inveja à qualquer outro brasileiro. E na categoria "praia", não existe a menor dúvida: a gente dá aula! Sabemos os melhores points, cumprimentamos os ambulantes pelo nome e conhecemos preciosidades culinárias que vão além do clássico mateoulimão e do olhaoGlobo.  Para quem vai se jogar no solzão desse fim de semana, separamos uma lista dos quitutes praianos que os cariocas mais se amarram: 




1. Sanduíche do Uruguaio
Milton Gonzalez - o uruguaio - comanda a barraca responsável pelos melhores sanduíches do Posto 9, em Ipanema. Maminha, alcatra,  frango e linguiça são as opções de recheio, mas o segredo de Milton é o chimichuri autêntico, preparado com ingredientes trazidos do Uruguai. Além dos sandubas, outro trunfo da barraca são as caipirinhas: preparadas pelo uruguaio do jeitinho que brasileiro gosta. 



2. Sucolé do Claudinho 
O maior sucesso nas praias de Ipanema e Leblon, o sucolé do Claudinho é uma releitura mais incorpada do tradicional sacolé. Sem adição de água, os saquinhos são preenchidos com polpa de fruta, leite condensado, chocolate e algumas outras invenções distribuídas pelos 15 sabores. No verão, as vendas dessa maravilha chegam a 1000 unidades por hora - verdadeiro vício! Achar um vendedor é moleza: procure pelo uniforme e isopores de amarelo e vermelho vibrantes se destacando pela areia!


3. Esfiha do Árabe 
Os vendedores de esfihas e kibes trazem um pedaço bastante cômico das Arábias para areias cariocas. Nos dias de praia cheia é super comum vê-los passeando com vestes típicas enquanto gritam oferecendo salgados árabes que, surpreendentemente, estão quentinhos a qualquer hora do dia. Na hora de devorá-los, o molho de alho é indispensável! Na orla da Zona Sul, os ambulantes do "Ali Babá" são as mais famosas, já na Barra, na altura do Pepê, o vendedor mais famoso tem até um camelo de rodinhas.


4. Hareburger
Os hambúrgues "intergaláticos" nasceram na praia de Ipanema e são a opção ideal para os praieiros mais famintos. Se você acha que se trata de mais uma opção de junk food, se enganou: o hareburger é todo natureba, feito de soja com ingredientes fresquinhos super bem combinados. São 7 opções de sanduíche no cardápio e a galera que passa vendendo quase consegue te convencer de que ele veio de outro planeta. 


5. Mousse 
"É a melhor mousse do Rio de Janeiro, não sou eu quem fala, é o povo de Ipanema quem diz" é o slogan que Seu Mário grita pela areia da praia. Humildade e simpatia resumem o vendedor que de fato, vende uma das melhores mousses do Rio - uma verdadeira perdição para os gulosos. 





Título Hors Concours

Variedades a parte, o tradicional tem o seu valor e precisa ser reconhecido. Na praia do carioca não pode faltar o mate de galão com biscoito O Globo. O ritual é sempre parecido: jogo de cintura pra desenrolar o desconto pra galera, se sujar de farelo e pedir aquele chorinho esperto pro cara do mate!
 




Gostou? Leia mais Carioquices:


Top 5 - Comer Muito

Conheça o ranking dos melhores restaurantes com serviço de buffet a preço fixo


leia mais

 

Top 5 - Caipirinhas
Conheça o ranking dos lugares que servem as melhores caipirinhas da cidade.
leia mais