Rio de Janeiro com o Espírito Carioca

Top 5 - Petiscos de botequim

Conheça o ranking dos melhores lugares para comer petiscos de botequim

post por Daniel Konskier e Fernando Rosendo - 22 Mar 2013 às 03:20

Quase tradição aqui no Posto Zero, sexta-feira vem sempre acompanhada de um ranking maneiro para o fim de semana. Seguimos pesquisando aqui os melhores lugares para degustar aqueles petiscos que só uma boa cozinha de botequim é capaz de oferecer. O bom dessa coisa é que como o TOP é 5, tem sempre um ou outro lugar que fica de fora....e aí chovem comentários e emails da galera defendendo o seu "melhor chope" ou "onde comer de madrugada". O bacana é isso, todos levantarem a bandeira daquele estabelecimento esquecido, que não podia ter ficado de fora da lista. O Nosso TOP 5 desta semana listou os lugares ideais para comer um bom petisco de botequim, aquele que acompanha a cerveja perfeitamente. Dá uma olhada e veja se você concorad com a nossa seleção. E se por acaso faltar aquele lugar em que você costuma pedir uma cerveja às vezes só para ter o pretexto de comer aquela coxinha, bolinho ou outro tira-gosto, diz aí!

 

 

Baixo Gávea

1º lugar - Aconchego Carioca

O Aconchego ficou conhecido quando em 2008 ficou em segundo lugar no Comida Di Buteco com o famoso Bolinho de Feijoada, criação da chef Katia Barbosa. O botequim -  que faz as vezes de restaurante muito bem - tambem é conhecido por sua carta de cervejas com mais de 250 variedades e por seus pratos tipicos da culinária brasileira e lá, pode escolher o que vai comer de olhos fechados, pois o Aconchego é daqueles lugares onde tudo é no mínimo, muito bom. Além do atendimento que é super eficiente! Ficou com água na boca? Só não vá chegar por lá num domingão por volta das 14h...é fila na certa.

 

2º lugar -  Pavão Azul

O pé sujo de copacabana que já esteve no nosso ranking de melhores lugares para tomar chope não poderia ficar de fora dessa disputa, a dos petiscos. Suas famosas Pataniscas conquistam a todos na primeira mordida, o bacalhau crocante num bolinho (quer dizer Patanisca) que não leva batata. Como pode? Vai lá e tira a prova!  Mas não é so de Patanisca que é feito o cardápio do Pavão, em 2009 o botequim ganhou a competição Comida di Boteco com o caldinho de feijão. E como já falamos antes aqui no Carioquices, a galera lota o botequim logo depois do trabalho. 

 

3º lugar - Bar Urca

O tradicional Bar Urca têm vários atrativos e talvez o mais famoso é tomar uma cerveja na mureta aproveitando uma das mais belas vistas do Rio de Janeiro. Mas seria injustiça não falar dos pasteizinhos de camarão e siri. Com bastante recheio e massa na medida certa, é o acompanhamento perfeito para o clima da mureta mais famosa da cidade! 

 

 

4º lugar - Bar do Adão

Mas para falar de pastel no Rio de Janeiro, há que se falar do Bar do Adão!  Referência carioca na arte de inventar sabores, fica até difícil escolher...e por isso, muito comumente o povo literalmente se joga no cardápio e acaba escolhendo vários. De shitake a queijo gruyère, cada opção é uma explosão de sabores em forma de pastel. E nem adianta reclamar que é longe e tal, porque o Bar do Adão está presente em vários bairros da cidade como Lapa, Barra, Botafogo, Grajaú, Leblon, Tijuca e Copacabana,  então nãonem vem que não tem: corre lá e derreta-se por um dos melhores pastéis do Rio.

 

5º lugar - Adega Pérola

Mais de 100 petiscos expostos num balcão, desde sardinha portuguesa até linguiça de avestruz, tudo a preços relativamente módicos. Mas a pérola da Adega lendária de Copa é o "Pérolas do Mar", um combinado de iguarias do mar com vieiras, camarões e mexilhões. Aí você pode pedir ali no balcão mesmo ou esperar um das poucas mesas de madeira da casa, onde dividi-las com desconhecidos é além de educado - já que quem senta, demora a levantar -, um ato tipicamente carioca. E dali o que pode rolar, aí só Deus sabe...

 

Confira nossa sugestão de outros lugares no Rio para curtir uns bons petiscos.